13 de jun. de 2010

Ser Carioca...


Carioca é aquele que acha graça de si mesmo, talvez por isso tenha a aparência mais alegre e desinibida dos brasileiros. Carioca é aquele que acorda cedo nos fins de semanas, mas pra ir para a praia, aquele que sobe até o Cristo Redentor só pra ver a Cidade Maravilhosa com todo o seu contorno; aquele que sabe que a maior torcida do mundo é a do Mengão e que o maior estádio é o Maraca; aquele que pode ir da floresta à praia em 15 minutos; aquele que sabe que o posto nove de Ipanema tem o pôr-do-sol mais bonito que já se viu; que fica feliz com o horário de verão, pois significa 1 hora a mais na praia; que buzina assim que o sinal abre...

Cariocas não falam português, mas sim o famoso CARIOQUÊS rs o sotaque com um “r” arrastado, um “s”com som de “x” e uma fala cantada que só o “da gema” possui rs! Sotaque esse, que fazemos questão de exagerar quando estamos sendo observados, o que contribui para esse nosso jeito desconcertante, cheio de malandragem, folgado, festivo, que conquista quem quer que seja.

Rio de Janeiro... lugar onde as ruas são faculdades e os botequins, universidades. Cidade maravilhosa onde se vê de tudo um pouco, onde cada dia é uma enciclopédia, onde se aprende simplesmente vivendo!
Que orgulho que tenho de ter nascido nessa cidade, cidade de todos os ritmos, todas as raças, todas as religiões, profissões e distrações. Cidade de criança, de adulto, de idoso, de mulher, de homem, de brasileiros, de estrangeiros... cidade de gente feliz!

Ser carioca...
Ser carioca é ser do samba ao funk, é ser do escritório à praia, é ser Mengão, Vasco, Fluminense e Botafogo, é ser de Copacabana à Madureira, é ser carnaval... é ser malandro,é ser sol, praia e futebol, é saber viver, é ser feliz!
Ser carioca é um estado de espírito!


Venha ser carioca você também!



“Carioca – Adriana Calcanhoto”

Por Gabi Marques.





2 comentários: