27 de mar. de 2010

Um breve momento de Cadete Aviador


Depois de 3 anos de formação na EPCAr(Barbacena-MG), fui transferido para a Academia da Força Aérea.

"Fui apresentado ao meu quarto no apartamento do 1° ano e à minha nova classificação, 10/072. Depois de desfazer parte das malas que levei para o EAD(Estágio de Adaptção), coloquei o 10°(Camuflado) e fui me despedir da minha mãe."

Assim começaram os piores e melhores 40 dias da minha vida(até o momento). Numa rotina sufocante que começava às 4:30 e terminava às 00:00, enfrentei muitas dificuldades que nem tinha idéia que era capaz de superar. Sono constante, frio nas madrugadas e calor infernal de tarde são apenas alguns contratempos que encontrei na AFA. Minha turma, Esquadrão Zeus, conheceu o que é ter "PQD's" juntando-se a turma. Muitos com noção zero de militarismo, muitas vezes atrapalhavam o conjunto, mas com muita dificuldade, fomos ganhando forma de esquadrão.

A rotina durante esse período era basicamente acordar de madrugada, arrumar a cama, desfazer a barba, passar o fardamento e descer para o pátio para a primeira entrada em forma do dia. Ficavamos em forma durante uns 40 minutos nesse período e após, iamos, em forma, para o rancho para o café da manhã. 20 minutos. Terminado o café, entravamos em forma em frente ao cinema e, após muitos "30s top", tinhamos a primeira instrução do dia sobre algum regulamento. Logo após a instrução matutina, voltavamos em forma para o CC-Corpo de Cadetes, colocavamos, em 5 minutos, o uniforme de educação física, e deslocavamos, sempre em forma, para a SEF-seção de educação física. Dáva-se início a melhor hora do dia.

Diferente do resto da rotina, a SEF era, além de uma instrução, um lazer. praticavamos os mais diversos esportes, desde futebol à esgrima. e era o momento em que podiamos de fato conhecer os companheiros de turma. 12:00. 15 minutos para tomar banho e novamente entrar em forma. Almoço. mais 20 minutos. Dessa forma estavamos prontos para enfrentar o resto da rotina. E que rotina.

O período da tarde era o mais odiado pela maioria da turma (exceto a mayara que gosta de ordem unida =].). depois de mais uma instrução no cinema, iamos para o pátio, como sempre em forma, entoavamos o grito de guerra das esquadrilhas(Eram 6: Alpha, Bravo, Charlie, Delta, Echo e Foxtrote"FOX"), e começava a terrível ordem unida. Sob um sol de 15:00, marchavamos incansavelmente e, quando o padrão não era o esperado, flexão. Até hoje tenho as marcas da combinação pátio escaldante + Flexão nas mãos. Nesse período apredemos muitas coisas interessantes como a fómula do estagiário: (Sábado à tarde+calor infernal)xmá vontade do estagiário=DERROTA!, apredemos que 10 segundos demoram tanto quanto a eternidade e que, não importa o quanto demore, todo dofrimento tem um fim. 17:00. Janta. 20 minutos. Assim terminava a "melhor hora do dia" e nos preparavamos para as temidas horas noturnas.

Depois de outra instrução no cinema, dava-se início o pernoite. primeiramente ficavamos em forma "treinando" imobilidade. depois de algumas horas começa o "acerto de contas", toda a altereção era apurada e depois de muita pagação e troca de uniformes o altímetro era zerado para outro dia de superação. Vale ressaltar que, quando os horários noturnos (entre 18:00 e 22:00) não eram suficientes, as madrugadas eram usadas para que todas as alteraçãos fosses apuradas.

Resumidamente, assim que se transcorreu o EAD na AFA. Foi dessa maneira até o dia 01 de março, dia da entrega de platinas e do iníco de uma nova e ardua caminhada. Mas essa história deixo pra outro dia...

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Quero ler o resto da história! :]

    ResponderExcluir
  3. Legal cara. gostei do depoimento, so uma pergunta, lá tem mto trote?

    ResponderExcluir