15 de mar. de 2012

Universidades brasileiras e estrangeiras: IME, ITA, MIT, USP



        Quando alguém fala em MIT ou Harvard ou até mesmo em Monbukagakusho muitas pessoas já ficam pensando em super gênios e provas impossíveis para nós, meros mortais. Se tentarmos comparar essas universidades com as nacionais então! Absurdo. Como o Brasil, país de 3° mundo vai poder competir com EUA e Japão?
        Concordo que em termos de infraestrutura, algumas universidades nacionais (ALGUMAS) deixam realmente a desejar. Contudo, ainda assim, muitas universidades e faculdades nacionais são do mesmo nível ou até melhores que muitas fora do país.
        Dois exemplos de excelência são o ITA e o IME. Instituições voltadas para engenharia, são uma das mais conceituadas do mundo, formando anualmente profissionais excelentes que atuam não só em engenharia mas também nas mais variadas áreas do mercado de trabalho. Toda esse excelência entretanto tem um preço. O processo seletivo dessas instituições é dificílimo. Provas de matemática, física, química e línguas(português e inglês) são aplicadas durante uma semana em ambas as instituições militares.
        Fora do âmbito militar, mas ainda no da excelência está a USP. A universidade de São Paulo foi eleita uma das melhores do mundo. Com um vestibular a parte ( fora do excelente e bem preparado ENEM), ingressar nessa instituição é igualmente difícil, exigindo bastante dedicação do vestibulando.
        Essas três universidades mostram como o ensino no Brasil não é tão atrasado quanto se imagina. Mas se mesmo assim você deseja ingressar em uma faculdade fora do país, fique sabendo que não é tão impossível assim.
        O MIT por exemplo permite que o interessado faça o SAT(Scholastic Assessment Test - teste de avaliação escolar) aqui mesmo no Brasil. É necessário, porém, fazer mais alguns exames como o Toefl (Test of English as a Foreign Language - teste de proficiência em inglês) e há ainda uma entrevista. 
Mais informações em http://sat.collegeboard.org/register/sat-dates site do SAT.
        Agora é com você, existem excelentes lugares para fazer a sua graduação. Depende somente de você escolher aonde estudar. Trace suas metas e lute para conquistá-las pois nada é impossível.

4 comentários:

  1. Olá pessoal meu nome é Caroline tenho 17 anos moro na Bahia,estou no 2º ano do ensino médio estudo no Colégio da Polícia Militar,estou prestes a fazer o vestibular,e tenho o sonho de ser oficial aviadora da Força Aerea Brasileira.Mas infelizmente não tenho muitas informações sobre lá,vi alguns posts aqui falando sobre a AFA,mas gostaria de obter mais informações.Por favor se algum de vocês que passou por lá puder entrar em contato comigo eu ficaria muuuuuuuuuuuitissimo feliz.Gostaria de informações como: como foi a prova para vocês,qual a grade curricluar da academia,as materias são muito dificeis,quais as maiores dificuldades que vocês tiveram lá dentro,como é o convivio entre vocês,como é a vida fora da academia,que dicas vocês podem me dar de estudos,comportamento,etc.
    Meu msn e email: lolly_santos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol. Então, eu passei por lá sim e como sei que existe muita dúvida sobre como é a vida após a aprovação decidi escrever aqueles posts.

      Respondendo às suas perguntas, eu não fiz a prova da AFA (pelo menos não para entrar) passei para a EPCAr e de lá fui automaticamente para a AFA. Porém, quando saí fiz o concurso e o que posso te dizer é que não é nada impossível. Existem nas grandes capitais diversos cursos que preparam muito bem aqueles que desejam levar o estudo a sério e esse é um ponto importante pois muitos entram nos cursinhos e acham que a aprovação vai ser automática! Não sei como é na Bahia mas acredito que deve haver bons cursos por aí!
      Em relação a grade curricular, lá os cadetes tem dois tipos de "faculdades" uma é a de administração que é igual para as 3 forças e outra é a sua especialidade: Aviação, Intendência e Infantaria(só para homens). Quanto ao nível de dificuldades, não é nada impossível mas óbvio que exige um mínimo de dedicação (ou estudo de véspera, o que a maioria faz rs). Já na especialidade, se você optar por aviação vai ter que se dedicar bastante porque o voo é um dos principais motivos de desligamento de cadetes. No período do voo, o cadete é avaliado por cada missão. A missão é como se fosse uma aula prática de auto-escola e ao final da aula o instrutor vai avaliar seu desempenho. Uma nota de 1 à 6 é atribuída e caso essa nota seja abaixo de 3 é considerado insuficiente. O máximo de insuficiente permitido são 3, após isso, o cadete é levado a conselho onde é avaliada toda a vida militar do cadete e caso não seja conveniente a sua permanência, o mesmo é desligado.

      Excluir
    2. Continuando, já a intendência e a infantaria são bem mais tranquilas.
      O convívio dentro da academia é o seguinte. Lá é divido por esquadrões. 1° esquadrão = 1° ano e assim sucessivamente. Todos os anos acima do seu são "mais antigos" pois possuem uma "graduação" maior. Dessa forma você se reportará aos cadetes desses esquadrões com uma certa formalidade(que você aprenderá na adaptação ou EAD). Já os esquadrões abaixo do seu são "mais modernos" e esses devem se reportar a você e aos seus companheiros de turmo com a mesma formalidade.
      Dentro da mesma turma, essa formalidade não existe, porém existe algumas regras da AFA que visam o convívio sadio entre homens e mulheres como por exemplo Homens e mulheres devem conversar respeitando o espaço de um braço de distância e caso exista um relacionamento dentro da AFA (entre cadetes) este deverá ser avisado ao comando.
      Comando é o setor que "cuida" dos cadetes. São oficiais responsáveis pela parte burocrática da AFA.
      Fora da AFA, os cadetes também possuem algumas regras de "sobrevivência" rs mas nada que influencie muito vida pessoal do cadete. São mais algumas recomendações.

      Excluir
    3. Quanto a dica de estudos: procurar um bom cursinho é um bom começo, pois lá você será direcionada e não ficará tão perdida na hora de estudar. Faça um horário de estudos (nem todos preferem, eu não gosto) e principalmente, descanse. não adiante acordar as 5 da manhã e dormir as 2 porque seu dia não será produtivo. Tente fazer alguma atividade física no tempo vago tanto para ajudar a manter o corpo e a mente sã quanto para se preparar para o teste físico que existe após as provas. No mais é se dedicar nos estudos e sempre acreditar que é possível!
      um conselho de blog é o http://questoesdemat.blogspot.com é um outro blog que tenho só sobre questões de matemática visando esses concursos: AFA, EFOMM, ITA, IME, EN, UFRJ etc.

      Espero que eu tenha ajudado e qualquer dúvida sinta-se à vontade para perguntar!

      Excluir