23 de abr. de 2011

Ahhh, Saquarema!


        Localizada na região dos lagos, litoral do estado do Rio de Janeiro, a cidade de Saquarema foi fundada em 17 de março de 1531, após a frota de Martim Afonso de Souza, depois de contornar Cabo Frio, aportar em frente ao morro de Saquarema, local onde hoje localiza-se a igreja Nossa Senhora de Nazareth.


        Após chegar em Saquarema, a tripulação de Martim Afonso de Souza teve contato com uma grande tribo indígena: os Sapuguaçus. Estes índios moravam em choças feitas de sapé ou tábua, com uma porta em cada extremidade e sem repartimento no interior.
        Por séculos esses indígenas dominaram a parte litorânea onde hoje se localiza a sede do município de Saquarema.  Apelidaram a lagoa de “SOCÓ-REMA” que quer dizer bandos de socós (ave pernalta abundante na lagoa naquela época) e com a evolução da linguagem passou a chamar-se SAQUAREMA.


        Hoje em dia, o ponto forte de 'SAQUA' deixou de ser o arco e flecha e passou a ser o turismo. Com muitas praias (Massambaba, Barra Nova, Prainha, Boqueirão, Itaúna, Jaconé, Vilatur e Vila) a cidade destaca-se por ter uma das melhores ondas do país, o que a torna ideal para competições de surf, tanto nacionais como internacionais.
        Além do surf, há ainda outras opções de turismo tais como lagoas, cachoeiras, serras, o Sambaqui da beirada (sítio arqueológico de 4500 anos), a igreja de Nossa Senhora de Nazareth (fundada em 1630), o mirante do morro da Cruz, o centro de treinamento da seleção brasileira de vôlei e a rampa de voo livre. @Criativo_RJ

ps. Crédito das fotos: Roberto Cunha @_Robertto.

Câmbio, desligo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário